terça-feira, 30 de maio de 2017

Sobrou berinjela e agora!? [Caponata no microondas]





Olá,
como vocês estão!?!
Por aqui o marido resolveu fazer água com berinjela atrás dos benefícios de emagrecimento, (nunca ouviu falar? É só clicar aqui para ler a respeito! ) e começamos a ter duas berinjelas cortadas em cubinhos por dia. No primeiro dia viraram cozidas, depois salteadas, assadas, com carne e por fim tinha acabado a criatividade do que fazer com tanta berinjela!!! Corri para internet atrás de ideia e como sempre fui parar no site da querida Tati, o Panelaterapia e por lá encontrei uma receita de Caponata/Antepasto de Berinjela de microondas! Tudo que eu precisava para o pouco tempo que tinha (leva 15 minutos no máximo) e muita berinjela!!! 
Você sabe o que é caponata!?! 
"Caponata é um prato típico da Sicília, que consiste em beringela salteada num refogado de tomate e cebola em azeite, temperado com alcaparras, vinagre e açúcar. Pode ainda levar pinhões, aipo e, principalmente em Palermo, peixe ou mariscos." Wikipédia
A receita original você encontra aqui ---> Caponata de berinjela de microondas, mas como a gente faz com o que tem em casa é claro que no fim das contas falta uma coisa, acrescenta uma outra alí e no dia em casa não tinha pimentão verde, mas ficou muito bom mesmo assim!!! 
Segue abaixo a receita transcrita do site Panelaterepia :

"Piquei em cubos pequenos:
1 berinjela média sem casca;
1 pedaço de pimentão vermelho (cerca de 2 colheres de sopa);1 pedaço de pimentão amarelo (cerca de 2 colheres de sopa);1 pedaço de pimentão verde (cerca de 2 colheres de sopa);5 azeitonas pretas;1/4 de cebola.2 colheres (sopa) de uvas passas brancas;1 dente de alho grande esmagado;Folhinhas de manjericão e tomilho;1 pitada de orégano;1 pitada (cerca de 1/2 colher de café) de sal;Pimenta do reino moída na hora.Reguei toda a mistura com:2 colheres (sopa) de vinagre balsâmico;2 colheres (sopa) de vinagre branco;1/3 xícara chá de azeite de oliva.Levei ao micro-ondas em potência máxima por 5 minutos. Retirei, misturei bem e coloquei mais 5 minutos.Prontinho. Agora é só esperar esfriar e levar para a geladeira. Super aprovado, adorei a praticidade!
2 colheres (sopa) de vinagre branco;
1/3 xícara chá de azeite de oliva.
Levei ao micro-ondas em potência máxima por 5 minutos. Retirei, misturei bem e coloquei mais 5 minutos.Prontinho. Agora é só esperar esfriar e levar para a geladeira. Super aprovado, adorei a praticidade!


Na sequência juntei:
2 colheres (sopa) de vinagre balsâmico;
2 colheres (sopa) de vinagre branco;
1/3 xícara chá de azeite de oliva.
Levei ao micro-ondas em potência máxima por 5 minutos. Retirei, misturei bem e coloquei mais 5 minutos.Prontinho. Agora é só esperar esfriar e levar para a geladeira. Super aprovado, adorei a praticidade! "
 (retirado de Panelaterapia)






Vale a pena fazer em casa!!! 
Se fizer me conta o que achou e se teve alguma alteração na receita que vale a pena fazer de novo!!!!
Beijokas, Lorena!!!

3 comentários:

  1. Que coisa deliciosa e prática, Lorena. Adoro caponata, mas nunca tinha pensado em fazer no microondas. Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Ahh que delícia sua visita!!!! =D!!!
    O microondas as vezes é uma mão na roda né???
    Que bom que gostou do novo layout, são tantas opções bonitinhas que ficamos perdidas na hora de escolher!!! hehehe!!!
    Beijokas e uma ótima semana!!!

    ResponderExcluir